Capsulotomia com Yag Laser

Capsulotomia com Yag Laser

A capsulotomia YAG Laser é uma técnica cirúrgica que visa tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança, eficácia e sem dor. A capsulotomia posterior com yag laser é realizada na capsula posterior do cristalino quando esta está opacificada. Habitualmente, a opacificação da cápsula posterior ocorre como uma complicação da cirurgia de catarata.

A cirurgia de catarata por facoemulsificação permite a extração ("aspiração") da catarata através de ultrassons. Na cirurgia de catarata por facoemulsificação, após retirado todo o cortex e o núcleo cristaliniano procede-se ao implante de uma lente intra-ocular (LIO). O implante desta LIO é efetuado no lugar que era ocupado pelo cristalino, dentro do saco capsular. Atualmente, existem vários tipos de lentes para utilização na operação de catarata.

Passados alguns meses ou mesmo anos após a cirurgia da catarata, a cápsula da lente pode tornar-se opaca. Esta opacificação ocorre em cerca de 30% dos olhos submetidos a cirurgia de catarata provocando perda de visão. Em algumas pessoas, a opacidade pode tornar-se muito densa e causar diminuição de visão considerável, sendo que em alguns casos a perda de visão pode ser tão elevada como a que existia com a catarata original.

Embora algumas pessoas chamem à opacificação da cápsula posterior "catarata secundária", ou "segunda catarata" ela, na realidade, não é uma catarata. Quando a catarata é removida cirurgicamente não volta a ocorrer a opacificação do cristalino.