Dr. Márcio Rodrigues
A cirurgia refrativa, é um tipo de cirurgia a laser que permite a correção de erros refrativos, nomeadamente, miopia, hipermetropia e astigmatismo e presbiopia.
Existem dois métodos de realizar essa cirurgia à laser, uma seria o PRK e a outra LASIK
PRK - Cirurgia refrativa a laser
A cirurgia ocular a laser tem vindo a sofrer avanços significativos nos últimos anos. Para além da cirurgia PRK outras técnicas cirúrgicas têm sido desenvolvidas.
Na cirurgia PRK à semelhança do LASIK são utilizados lasers para “modelar” a córnea, permitindo a focagem das imagens na retina. Após a correção dos erros refrativos, o doente fica independente dos óculos ou lentes de contacto.
Em condições normais a cirurgia refrativa LASIK, apresenta várias vantagens quando comparada com a cirurgia PRK. Contudo, este tipo de cirurgia ainda é realizado pois oferece vantagens no caso de alguns doentes. Veja mais informação na comparação entre as duas intervenções cirúrgicas (PRK vs LASIK).
LASIK
A cirurgia refrativa a laser LASIK é o que existe de mais avançado na correção dos erros refrativos, designadamente, na miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Na cirurgia a laser LASIK podem ser utilizados dois tipos de laser. O fentolaser, baseado no princípio da fotodisrupção ótica que permite criar um flap (retalho) corneano. O excimer laser baseado no princípio da fotoablação ótica, utilizado com o objetivo de corrigir o defeito ótico, de modo a melhorar a visão.
A cirurgia LASIK pode ser utilizada nos seguintes erros refrativos:
- Miopia;
- Hipermetropia;
- Astigmatismo;
- Miopia com astigmatismo;
- Hipermetropia com astigmatismo;
- Presbiopia;
Habitualmente, esta técnica cirúrgica é um procedimento indolor, rápido, eficaz e que se realiza com grande segurança. Por estes motivos é a técnica cirúrgica de eleição no tratamento destes erros refrativos (daí a designação “cirurgia refrativa”). Contudo, em determindas circunstâncias outras técnicas na cirurgia de refração podem ser utilizadas, nomedamente o PRK.
PRK ou LASIK?
Comparemos de seguida as duas técnicas cirúrgicas (PRK, LASIK), de modo a conhecer melhor as vantagens e desvantagens de cada uma, bem como perceber a escolha da técnica cirúrgica que melhor se adapta a determinada situação. Veja na imagem superior um resumo da comparação entre as duas técnicas cirúrgicas (PRK vs LASIK).
O laser eximer é a tecnologia usada tanto no PRK como no LASIK. As duas técnicas cirúrgicas estão aprovadas pela FDA, como sendo eficazes e seguras. Nas duas técnicas cirúrgicas, praticamente não existe dor durante a cirurgia e as complicações graves são raras.
Ao fim de alguns meses, ambas as técnicas oferecem resultados visuais semelhantes.
Contudo, o LASIK oferece vantagens quando comparada com o PRK, pois a recuperação visual é mais rápida, os doentes sentem menos desconforto após a cirurgia (pós-operatório), sendo uma técnica mais previsível na cicatrização corneana (menos haze). Para além disso, no LASIK há preservação do epitélio corneano central e membrana basal epitelial.
O PRK oferece vantagens nos casos de doentes com córneas finas e em doentes que realizaram facoemulsificação com lente intra-ocular multifocal e que ficaram com erro refrativo residual.
As desvantagens do LASIK, quando comparado com o PRK, remetem-se à possibilidade de ocorrência de mais ectasias, mais aberrações de alta ordem e mais alterações biomecânicas.
Veja na imagem superior uma síntese da comparação entre as duas técnicas cirúrgicas (PRK ou LASIK).
Cirurgia PRk - riscos, complicações
A cirurgia PRK, à semelhança de qualquer técnica cirúrgica apresenta alguns riscos e potenciais complicações que não devem ser descurados. Em alguns doentes pode verificar-se haze (ligeira turvação corneana central) e os resultados refrativos não serem os esperados devidos à cicatrização corneana.
Cirurgia PRk - pós operatório, recuperação
Na cirurgia PRK, a recuperação é mais lenta que no LASIK. Após as primeiras horas da cirurgia é normal sentir dor, visão turva e intolerância à luz. A dor no pós-operatório de cirurgia PRK pode ser controlada com a utilização de analgésicos.
Nas 48 horas após a cirurgia já existe uma boa acuidade visual, podendo o doente retomar parte das suas atividades habituais.
Na cirurgia PRK o tempo de recuperação é em média de uma semana, mas pode ser superior. De notar que este período de recuperação apenas diz respeito à convalescença sendo a recuperação visual consideravelmente superior. Considera-se por recuperação visual a melhoria da acuidade visual (ver melhor).
Na cirurgia refrativa PRK, o tempo de recuperação visual é alto, habitualmente entre 2 a 3 meses.
Quanto custa uma cirurgia PRK?
O preço de uma cirurgia refrativa PRK varia de acordo com diversos fatores (subsistema de saúde, seguros de saúde, etc).
O plano cirúrgico e valor apenas podem ser definidos após o doente ser avaliado em consulta pelo Médico Oftalmologista.
Nossa clínica oferece o tratamento adequado e seguro para sua visão.