Dr. Márcio Rodrigues
O olho é um dos órgãos mais sensíveis do corpo. Com este tempo seco que estamos vivenciando, a umidade relativa do ar pode atingir níveis muito baixos, chegando até ao estado de alerta pelos meteorologistas.Os olhos sofrem, com vermelhidão, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada.
Um erro comum é pingar soro fisiológico nos olhos para diminuir o ressecamento.O sal do soro aumenta a irritação. Além disso, a solução não contém conservante e depois de aberta se transforma em campo fértil para o crescimento de bactérias e fungos que contaminam a córnea e a conjuntiva.
Para prevenir o ressecamento da lágrima, sugiro beber água com frequência, comer mais frutas verduras e legumes ricos em vitamina A e E,utilizar umidificador nos ambientes da sua residência, ingerir mais ômega 3 (encontrado em nozes, semente de linhaça, salmão e sardinha), evitar ambientes com ar condicionado, manter os ambientes livres de poeira, desviar os olhos da tela do monitor por 5 a 10 minutos a cada hora, piscar voluntariamente quando usar o computador e proteger os olhos com óculos apropriados nas atividades externas.
Em hipótese alguma deve-se fazer a automedicação com colírios, porque isso pode trazer problemas mais graves. O ideal é procurar o oftalmologista.
Conheça todos os atendimentos e consultas que nós oferecemos.