Saiba mais sobre essa Doença

Uveite por Toxoplasmose

A uveíte tem cura, principalmente quando identificada no início, e o seu tratamento é feito de acordo com a causa do problema, podendo incluir o uso de colírios anti-inflamatórios, comprimidos corticoides, antibióticos ou cirurgia para os casos mais graves ou em que há sequelas como a catarata.

Além disso, também pode ser necessária a realização do tratamento no hospital, pois o paciente precisa ficar internado para receber medicamentos diretamente pela veia. após o tratamento, é necessário fazer exames para acompanhar a saúde dos olhos a cada 6 meses ou 1 ano.

A uveíte é a inflamação na íris, que a parte que dar cor aos olhos, na coroide ou no corpo ciliar, que são formados principalmente por vasos sanguíneos, e quando não tratada, esta doença pode causar problemas como catarata e glaucoma.

Tipos e complicações

Dependendo da região do olho afetada, a uveíte pode ser classifica em anterior, posterior, intermediária ou difusa.

Além disso, se a doença durar apenas algumas semanas ou poucos meses antes de desaparecerem, é chamada de aguda, mas se ela se prolongar por vários meses ou anos sem o desaparecimento completo dos sintomas, é chamada de uveíte crônica.

É importante lembrar que, quando não tratada adequadamente, essa doença pode causar complicações como perda progressiva da visão, catarata, glaucoma e cegueira.

Causas

A uveíte pode ser causada por diversas traumas, infecções ou presença de tumores, como mostrado a seguir:

Traumas: presença de corpos estranhos no olho, lacerações na córnea, perfuração ocular, queimaduras por calor ou substâncias químicas;
Doenças infecciosas: toxoplasmose, sífilis, AIDS, tuberculose;
Doenças sistêmicas: artrite reumatoide, espondiloartropatia soronegativas, doença de Behçet, sarcoidose;
Metástases ou tumores nos olhos.
O diagnóstico da doença é feito com base na história de vida do paciente, exames aos olhos por um oftalmologista e por outros exames clínicos e de sangue para identificar doenças que possam estar causando a uveíte.

Sintomas

A uveíte costuma causar sintomas semelhantes à conjuntivite, sendo comum surgirem sinais como olhos avermelhados, dor e visão turva. Para saber a diferença entres essas duas doenças, veja os sintomas da Conjuntivite.

Além disso, podem surgir pequenos pontos que mancham a visão e se mudam de lugar de acordo com a movimentação dos olhos e a intensidade da luz no local, sendo chamados de moscas volantes.